O mercado de criptomoedas no Brasil está em plena expansão, consolidando o país como um dos mais relevantes no cenário global, e a Latam Bank faz parte desse momento. Com 26 milhões de brasileiros possuindo ativos digitais, o país ocupa a sexta posição mundial em adoção de criptomoedas, representando cerca de 12% da população nacional. Os dados da empresa Triple-A mostram um crescimento que reflete a maior facilidade de acesso a exchanges, os diferentes usos possíveis para moedas digitais e a visão desse tipo de ativo como um investimento.
Você se interessa por cripto e quer fazer parte do Latam Bank? Saiba como
A adoção das criptomoedas no Brasil tem acelerado significativamente nos últimos quatro anos. Em 2021, apenas 4,9% da população possuía esses ativos, percentual que subiu para 7,8% em 2022 e atingiu 12% em 2023. O Brasil segue atrás de países como Vietnã e Emirados Árabes Unidos, líderes em adoção com 21,2% e 30,4% da população local, respectivamente. Ainda assim, o Brasil já se destaca como o maior mercado de criptoativos da América Latina.
O que são endereços de carteiras cripto?
Outras estatísticas que provam o crescimento do universo cripto em território verde e amarelo vêm da própria Receita Federal. Dados de agosto de 2024 mostram um volume total de negociações acima de R$ 28,3 bilhões, como mostrou o CoinTelegraph, considerando todas as criptomoedas. O montante representa um aumento de 14,52% em relação ao mês anterior, e de incríveis 87,02% na comparação com agosto de 2023.
As maiores criptomoedas do mundo também aparecem entre as mais movimentadas pelos brasileiros. O Bitcoin lidera a lista, enquanto opções como o Ethereum (ETH) e o Tether (USDT), a stablecoin mais conhecida, também aparecem na lista de mais negociadas pelos brasileiros. Apenas em agosto de 2024, por exemplo, foram R$ 7,2 bilhões em volume de negociações de USDT, um aumento de 75,61% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Regulamentação e diversificação
O aumento da regulamentação no Brasil tem trazido mais confiança ao mercado. Com normas que garantem maior segurança e transparência, o país está atraindo investidores e empresas internacionais para operar no território nacional. Ao mesmo tempo, a diversificação do mercado das criptomoedas, com a existência de tokens, memecoins e muito mais, segue atraindo diferentes setores da sociedade.
Se para alguns as criptomoedas no Brasil são vistas mais como opções de investimentos, elas também têm sido usadas para facilitar transações cotidianas. Grandes varejistas já aceitam pagamentos com moedas digitais, e plataformas de pagamento têm incorporado essa tecnologia, oferecendo até cashback em cripto, como é o caso do LatamBank. O uso dos criptoativos também está presente nas transferências internacionais, oferecendo taxas mais baixas e maior agilidade.
O que vem por aí?
Com o avanço da tecnologia blockchain e de todas suas funções possíveis, somada à maior conscientização sobre os benefícios das criptomoedas, a expectativa é que o Brasil continue crescendo nesse mercado, e que uma parcela ainda maior da população passe a fazer parte desse universo. A popularização de moedas como o Ethereum, com sua capacidade de contratos inteligentes, pode impulsionar ainda mais a adoção.
O mercado cripto no Brasil já é uma realidade consolidada. Seja como investimento, meio de pagamento ou ferramenta de inovação, as criptomoedas continuam a ganhar espaço, colocando o país em uma posição de destaque no cenário global. Assim como acontece no mundo, a tecnologia envolvida no mundo dos ativos digitais deve seguir evoluindo e tendo cada vez mais importância na vida das pessoas. Por isso, é fundamental estar ao lado de quem entende como as moedas digitais podem facilitar o dia a dia e ainda gerar benefícios, como acontece para os usuários do Latam Bank